quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Neruda morreu de tristeza?


"Esperemos
Há outros dias que não têm chegado ainda,
que estão fazendo-se
como o pão ou as cadeiras ou o produto
das farmácias ou das oficinas
- há fábricas de dias que virão -
existem artesãos da alma que levantam e pesam e preparam
certos dias amargos ou preciosos
que de repente chegam à porta
para premiar-noscom uma laranja
ou assassinar-nos de imediato."

"Morre lentamente quem se transforma em escravo do hábito, repetindo todos os dias os mesmos trajetos, quem não muda de marca, não se arrisca a vestir uma nova cor ou não conversa com quem não conhece.
Morre lentamente quem faz da televisão o seu guru.
Morre lentamente quem evita uma paixão, quem prefere o negro sobre o branco e os pontos sobre os “is” em detrimento de um redemoinho de emoções, justamente as que resgatam o brilho dos olhos, sorrisos dos bocejos, corações aos tropeços e sentimentos.
Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz com o seu trabalho, quem não arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho, quem não se permite pelo menos uma vez na vida, fugir dos conselhos sensatos.
Morre lentamente quem não viaja, quem não lê, quem não ouve música, quem não encontra graça em si mesmo.Morre lentamente quem destrói o seu amor-próprio, quem não se deixa ajudar.
Morre lentamente, quem passa os dias queixando-se da sua má sorte ou da chuva incessante.
Morre lentamente, quem abandona um projeto antes de iniciá-lo, não pergunta sobre um assunto que desconhece ou não responde quando lhe indagam sobre algo que sabe.
Evitemos a morte em doses suaves, recordando sempre que estar vivo exige um feito muito maior que o simples fato de respirar. Somente a ardente paciência fará com que conquistemos uma esplêndida felicidade."

Para manter na saliva o gosto de sangue e chama, regar a orquídea selvagem plantada em nosso peito,para provocar oscilações de alta freqüência em nossa alma fantasmagórica.Para ressucitar-nos de nossos falecimentos diários diante de um horizonte tão largo quanto opaco e fétido, medíocre. Para acreditarmos em opções coletivas ainda que pertencendo a esse mesquinho formigueiro, para entendermos a America Latina além das possibilidades limitadas do Mercosul, para que possamos nos fortalecer, mas não percamos a ternura.
Para lembrarmos que alguns países da América Latina traçaram uma história de combate, de coletividade, e alguns pensadores olharam por seus índios.
Para revivermos poesia: Pablo Neruda.
-Para historicizar : "Machuca"
-Para aplaudir: "Rock and Roll" Tom Stoppad
-Para pertencer : Novos Bahianos / Tom Zé
-Para esquecer : Digitalism / The Doors
-Para manter acesa a esperança : Marina Silva
Copiando e colando.
*Gilberto Gil participará do RIP que será exibido no Festival do Rio e levantará questões sobre a pirataria e as mídias sociais. Dele : "O compartilhamento é a alma da criação"*

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Os inocentes do leblon não sabem de você, nem vão querer saber.


Os inocentes do leblon


" Os inocentes do Leblon

não viram o navio entrar.

Trouxe bailarinas?

trouxe imigrantes?

trouxe um grama de rádio?

Os inocentes, definitivamente inocentes, tudo ignoram,

mas a areia é quente,

e há um óleo suave

que eles passam nas costas, e esquecem."

Carlos Drummond de Andrade
1940 / 2009 - Qualquer semelhança não é mera coincidência.
* Todos os dias nascem deuses alguns maiores e outros menores do que você.
Essa é a janela dos outros em ação *

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Prazeres dizeres

Preciso de noites mal dormidas para dar valor a noites que tenho tempo de descansar.
Aprecio amizades questionáveis para que sempre tentem me questionar.
Quero um pouco de ódio, distribuido em doses agressivas ; um pouco de mau humor para saborear os dias de euforia; um pouco de chuva para molhar a minha blusa, enlamaçar o meu sapato e mostrar de fato a mulher que se esconde por de trás de uma espessa maquiagem.
Quero correr muito, sempre que não houver necessidade. Gostaria de matar sempre alguém, mas apenas quando desse saudade.
Pagaria qualquer quantia, pela emoção de ver uma vez por dia o sorriso da minha filha.
Felicidade é poder amar sem economizar.
É poder saber e não esconder.
É sempre ter forças para lutar mesmo que saiba que vai perder.
Desejo vida longa para todos que não tem a alma podre.
Que não se vendem para uma religião e que não ficam como macacos, pulando de galho em galho a procura de alguma salvação, Os fracos se esquecem; que dentro de cada um existe um coração.
Ele pulsa com seu sangue e em união com seu cérebro, fazem a máquina do seu corpo ser o que é. Ser o que você tem competência para ser.
Se você chegou agora, de repente ainda não deu tempo para me conhecer. Tento ser de um todo, um todo de felicidade; em que nem nos seus piores dias eu não arranje uma meia dúzia de palavras bestas para te fazer sorrir.
Bruno Manes.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Orgãnicos 2010: Um olho no selo outro na imprensa!

A Monsanto (indústria dos alimentos trangênicos) acirrou a guerra do agro-negócio contra os alimentos orgânicos e organizações de pequenos agricultores. Semana passada a poderosa indústria com apoio irrestrito dos grandes empresários da agricultura, barrou a divulgação e distribuição da cartilha divulgada pelo Ministério da Saúde em defesa dos alimentos orgânicos, divulgando o novo selo de identificação e os benefícios desses alimentos para a sustentabilidade e diversidade.Mais uma vez a ditadura do oligopólio cala o direito a informação.Falando em ditadura e censura, o que me chamou atenção e incentivou a publicação e divulgação desta cartilha no nosso blog foi o fato de na mesma semana (29/07) o Jornal O Globo publicar em seu caderno de saúde a perniciosa reportagem "Alimentos orgânicos não são mais saudáveis, diz estudo".
A primeira vista é possivel identificar o caráter tendencioso da reportagem que trata de uma pesquisa (AI, AI...) feita pela Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres que comparou a quantidade de vitaminas e nutrientes entre os orgânicos e trangênicos e constatou que os níveis de superação dos orgânicos em relação aos trangênicos é pequeno e pouco relevante em termos de saúde pública.A pesquisa ressalta ainda que as vendas dos orgânicos vêm caindo em alguns países como a Grã-Bretanha, devido a dimnuição do poder de compra do consumidor devido a crise (obviamente a pesquisa sequer cita as artimanhas das grandes industrias para que o preço dos orgânicos não consiga reduções significativas e a falta de incentivo dos governos devido a políticagem). A matéria publicada no jornal admitia que a pesquisa não levou em consideração o caráter de potencial cancerígeno dos trangênicos nas sementes de DNA alteradas (por indústrias como a Monsanto) ou do fator cancerígeno na utilização de agrotóxicos na produção pelas grandes empresas agriculturas e ignorou o fator de sustentabilidade e diversidade para o meio-ambiente, porém na matéria publicada no site do jornal não há qualquer menção aos fatores ignorados pela pesquisa (QUE SÃO EXATAMENTE AS PRINCIPAIS BANDEIRAS DEFENDIDAS PELOS MILITANTES DOS ORGÂNICOS!)
Farsinha total do jornal publicar uma reportagem de pouca confiabilidade que desde o título denigre a imagem dos orgânicos e desestimula o consumidor NA MESMA SEMANA em que a Monsanto barrou a distribuição das cartilhas do Ministério da Saúde.Farsinha revelada, estamos mais espertos e ainda assim não libertos da ditadura e censura oligopolista neo-liberal que oprime as diversas faces da informação.Abram os olhos com as posturas da Gloobo e seu jornalzinho falcatrua ano que vem, ano em que espera-se que a indústria dos trangênicos leve uma rasteira com a instituição do selo de identificação dos orgânicos de produção familiar. E aí cabe a nós consumidores bater o martelo desta história.
INFORMAR É PRECISO!
Segue link da reportagem farsante: http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2009/07/29/alimentos-organicos-nao-sao-mais-saudaveis-diz-estudo-757020309.asp
E agora o principal! AJUDEM-NOS A DIVULGAR A CARTILHA NA CONTRAMÃO DAS INTENÇÕES DA INDÚSTRIA E DO AGRONEGÓCIO, PROVANDO QUE A RESISTÊNCIA E A TROCA DE INFORMAÇÕES OMITIDAS É POSSÍVEL!
A cartilha foi ilustrada pelo Cartunista Ziraldo e podemos encontrá-la no site: http://www.aba-agroecologia.org.br/aba2/images/pdf/cartilha_ziraldo.pdf .
Vamos fazer nossa parte e distribuir pela internet o maior número possível da mesma.