segunda-feira, 11 de maio de 2009

CALA A BOCA!

Um deputado caiu na besteira de usar esta expressão feliz (ou infeliz) nos últimos dias e assinou com isso sua sentença de morte; sentença de morte da sua identidade! De fato, metade hilário, metade lastimável (o tal cômico se não fosse trágico) a verdade é que o cidadão, a partir daquilo, perdeu o nome e o sossego!

Abre-se o jornal, e nas manchetes só se vê: "o deputado que se lixa para a opinião pública isso e aquilo...!" E isto diariamente!!! Toda vez que me deparo com tais manchetes não aguento, mas existe uma razão para isso, não tão banal, não tão superficial. É que, para qualquer um dotado de uma capacidade crítica mínima, resta óbvio que o episódio não reflete apenas um deputado... reflete um país!

Começo a pensar que o erro maior do tal "deputado que se lixa para a opinião pública" não foi além do que dar voz ao que todo mundo atualmente diz no Brasil. Pois, inegavelmente, está todo mundo se lixando!

Eles e nós!!!

Eu e você!

Será a índole do brasileiro? Afinal, os políticos de há muito se lixam para as calamidades sociais do país, a despeito das promessas de mundos e fundos de campanha. Isso não é novidade. Se lixam para os escândalos sucessivos da vida política e agora, enfim, confessam que se lixam para a opinião pública.

Mas nós também, a esta altura do campeonato, damos mostras perigosas de que estamos nos lixando, e a respeito do que absolutamente não deveríamos estar a nos lixar!!!

A educação de base anda uma porcaria e, dada a inércia unânime da população, ademais ocupada atrás de emprego e de ao menos uma refeição ao dia, conclui-se que toda ela está, de fato, sem tempo, se lixando para a falta de qualidade no ensino...

A saúde pública está falida, e continuamos nos lixando - todos sofrendo como gado nas filas do SUS e nos hospitais ineficientes, mas não vem não, atrapalhar o meu futebol e o meu churrasco regado à cervejinha no fim de semana, porque, depois de passado de uma forma ou de outra o sufoco, estou mesmo é me lixando! Quem tem que dar jeito na saúde são as autoridades - não é isso mesmo?!

E será que basta blá-blá e blá-blá nas filas de sofrimento do atendimento à saúde pública para que algo melhore?!

Ahhh, estou mesmo é me lixando!...

Morte por esmagamento e asfixia nos trens Supervia e do Metrô - para além de resmungos ocasionais e blá- blá-blás, estou é me lixando!...

Horas de fila nos bancos... que droga! Estou é me lixando!

Dinheiro público desviado, corrupção politica, desvios de milhões para fora do país, por parte daqueles aos quais dedicamos nosso seu valioso voto! Aaah! Reclama-se, reclama-se, mas, no final, estamos mesmo é nos lixando!

Começo a pensar que o povo acha até bom. Se ninguém mais se lixasse, acabaria o assunto nos botecos, nas filas de ônibus, nas ruas, nas praças e nos setores de trabalho. Melhor é fica se lixando! A responsabilidade nunca é nossa, ganha-se o ônus do resmungo e da reclamação pura e simples; e assim a obrigação de cobrar e se pensar em soluções, não é nossa!

O desconforto é nosso - mas a solução, só deles! Dos supostos únicos responsáveis pelo estado caótico ao qual chegamos. Então, melhor e mais confortável ficar "se lixando"! Acalma os nervos, combate o stress...

Será?!

Nãaaoooo!!!!

O stress continua porque a situação prossegue a mesma, e aqueles a quem se atribuiu responsabilidades para as soluções estão se lixando! E não acalma os nervos porque, assim sendo, tudo continua como está - com todo mundo por conseguinte mais danado da vida a cada dia, o que não é lá muito calmante para os nervos.

Enchentes nas ruas onde obras de saneamento e esgoto não são feitos, mas onde também o povo emporcalha tudo com lixo bem ao lado das lixeiras! Estamos nos lixando...

Índices de violência alarmantes nas grandes cidades, com todo mundo entrincheirado na própria casa sem ter mais para onde correr e se abrigar dos potenciais perigos cotidianos; Aaahh, mas eu tenho que sair todo dia mesmo, e as autoridades de segurança não estão nem aí... estou é me lixando!

Amigos... estou começando a me lixar é para outras coisas...

Já que algo precisa ser feito e, de ambas as partes, ninguém faz - solene e conscienciosamente, me educo, cobro, faço da melhor forma a minha parte...

Quero segurança pra minha cidade!

Quero saúde e lazer de qualidade!

Quero oportunidade digna de trabalho para todos!

Sobretudo, quero cultura e educação de qualidade no meu país - pois está é a base, o pré-requisito essencial para que toda uma sociedade não chegue ao ponto lastimável de estar "se lixando" para com a própria situação de profunda indigência no rol das nações avançadas do mundo!

E uma coisa é certa: todos os participantes desta panela amaldiçoada e entronizada secularmente na politica brasileira, bem cedo, haverá de parar de se lixar para a opinião pública, no dia em que, unanimente, o brasileiro se recusar a colocar no poder esta eterna cambada reciclada de picaretas, com um único basta, curto e grosso.

E deixando, deste modo, bem claro que "está se lixando" para o que os autores dos chavões globais , e outros úteis vassalos subservientes e coniventes com o sistema dominante, pensem ou deixem de pensar a respeito.

7 comentários:

  1. Pois é, mais uma vez nos vem em mente a ideia de que justiça e qualidade de vida no Brasil é para poucos. Ou melhor, para poucos com muito..... Esse artigo me fez lembrar do nosso visionário Carlos Drummond de Andrade com o poema "Inocentes do Leblon", onde ele nos remete a ideia de que para os ricos, o mundo é muito melhor. Observem:

    "Inocentes do Leblon

    Os inocentes do Leblon
    não viram o navio entrar.
    Trouxe bailarinas?
    trouxe imigrantes?
    trouxe um grama de rádio?
    Os inocentes, definitivamente inocentes, tudo ignoram,
    mas a areia é quente, e há um óleo suave
    que eles passam nas costas, e esquecem."

    Será ele um homem de vanguarda? Ou as mazelas é que se repetem?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O que mais me choca é a inércia social que vivemos, os inocente do Leblon se diluiram pelas mais diversas classes sociais, e assumiram as rédeas da sociedade.Se inocência for sinônimo de falta de consciência política na forma de que todo o nosso ordenamento existe justamente para trazer a nós cidadãos e detentores do poder o benefício de uma sociedade de iguais, associada a falta de escrúpulos morais e éticos, vivemos hoje em uma sociedades de inocentes regidos pela cleptocracia. Onde nossos representantes ao asumirem o poder são remetidos a uma espécie de coronelismo e nós "inocentes" continuamos a tocar o gado. É necessário de fato a implementação de um projeto de cultura e uma forma eficaz de cobrança sobre aqueles que escolhemos para cuidar de nossos interesse como ocorre conosco em nossos trabalhos quando não correspondemos ao desempenho da nossa função... RUA!
    Em meio a enormidade de sistemas que nos regem, em escala universal, é completamente inadimissivel continuarmos inertes, o universo favorece aqueles que se movimentam, nada mais assustador que o movimento incessante das coisas aparentemente imóveis, é na eclosão de idéias que se nasce o movimento... façamos a nossa parte plantando e semeando as idéias!
    ... VIVA RAUL!

    "Eu devia estar contente
    Porque eu tenho um emprego
    Sou um dito cidadão respeitável
    E ganho quatro mil cruzeiros
    Por mês

    Eu devia agradecer ao Senhor
    Por ter tido sucesso
    Na vida como artista
    Eu devia estar feliz
    Porque consegui comprar
    Um Corcel 73

    Eu devia estar alegre
    E satisfeito
    Por morar em Ipanema
    Depois de ter passado
    Fome por dois anos
    Aqui na Cidade Maravilhosa

    Ah
    Eu devia estar sorrindo
    E orgulhoso
    Por ter finalmente vencido na vida
    Mas eu acho isso uma grande piada
    E um tanto quanto perigosa

    Eu devia estar contente
    Por ter conseguido
    Tudo o que eu quis
    Mas confesso abestalhado
    Que eu estou decepcionado

    Porque foi tão fácil conseguir
    E agora eu me pergunto \"e daí?\"
    Eu tenho uma porção
    De coisas grandes prá conquistar
    E eu não posso ficar aí parado

    Eu devia estar feliz pelo Senhor
    Ter me concedido o domingo
    Prá ir com a família
    No jardim zoológico
    Dar pipoca aos macacos

    Ah
    Mas que sujeito chato sou eu
    Que não acha nada engraçado
    Macaco, praia, carro
    Jornal, tobogã
    Eu acho tudo isso um saco

    É você olhar no espelho
    Se sentir
    Um grandessíssimo idiota
    Saber que é humano
    Ridículo, limitado
    Que só usa dez por cento
    De sua cabeça animal

    E você ainda acredita
    Que é um doutor
    Padre ou policial
    Que está contribuindo
    Com sua parte
    Para o nosso belo
    Quadro social

    Eu que não me sento
    No trono de um apartamento
    Com a boca escancarada
    Cheia de dentes
    Esperando a morte chegar

    Porque longe das cercas
    Embandeiradas
    Que separam quintais
    No cume calmo
    Do meu olho que vê
    Assenta a sombra sonora
    De um disco voador"

    ResponderExcluir
  4. Muuuuito bom!!! Gostei de ver friends.

    ResponderExcluir
  5. Isso ae my friends!!! Adoreeeeiiiiiiiiiii...

    ResponderExcluir
  6. Castelos de soberba despontam no congresso, eles e nós nos lixamos e perpetua o marasmo social. A república a minerva e os princípios de civilidade, maqueiam a decadência da representatividade, e oferecem ao povo "Pão e circo" - Nos entupimos de Bolsa Família e manchetes alegóricas.A mídia doma a cavalaria, com seu "chicote das índias" aliena e descortina timidamente a decadência caótica, na disputa irônica por exclusividade em escândalos que se repetem a séculos. Impeachment, Diretas Já, Passeata dos 100 mil, Levante dos Malês, sob que luzes a luta tupiniquim reside? O que teve de revolucionário em nosso cenário que pode ser absorvido? Quais atitudes revolucionárias foram autênticas e em que momentos pensávamos estar em oposição enquanto fomos marionete? De que forma lutar se as nossas amarras estão ancoradas em uma mídia anestesiante, que bate e te abraça?Teocratas, Fisiocratas e pseudo-revolucionários da terra disputam de forma sangrenta os latifúndios, enquanto índios se extinguem em um mar de pestes, cachaça e sangue.Marchamos para a Medievalidade, e complementando o cenário das trevas, observamos emergir as milenares tentativas de afirmação da Igeja, com a excumunhão de médicos e uma criança de 9 anos grávida por estupro do padarasto. Esperaremos pelas luzes de um Renascimento? Aceitaremos que qualquer atitude revolucionária foi dissolvida como previa Marx ao constatar a sociedade civil um século atrás?

    Chama o Chico!

    Apesar De Você
    Chico Buarque


    Amanhã vai ser outro día

    Hoje você é quem manda
    Falou, tá falado
    Não tem discussão, não.
    A minha gente hoje anda
    Falando de lado e olhando pro chão.
    Viu?
    Você que inventou esse Estado
    Inventou de inventar
    Toda escuridão
    Você que inventou o pecado
    Esqueceu-se de inventar o perdão.

    Apesar de você
    amanhã há de ser outro dia.
    Eu pergunto a você onde vai se esconder
    Da enorme euforia?
    Como vai proibir
    Quando o galo insistir em cantar?
    Água nova brotando
    E a gente se amando sem parar.

    Quando chegar o momento
    Esse meu sofrimento
    Vou cobrar com juros. Juro!
    Todo esse amor reprimido,
    Esse grito contido,
    Esse samba no escuro.

    Você que inventou a tristeza
    Ora tenha a fineza
    de “desinventar”.
    Você vai pagar, e é dobrado,
    Cada lágrima rolada
    Nesse meu penar.

    Apesar de você
    Amanhã há de ser outro dia.
    Ainda pago pra ver
    O jardim florescer
    Qual você não queria.

    Você vai se amargar
    Vendo o dia raiar
    Sem lhe pedir licença.

    E eu vou morrer de rir
    E esse dia há de vir
    antes do que você pensa.
    Apesar de você

    Apesar de você
    Amanhã há de ser outro dia.
    Você vai ter que ver
    A manhã renascer
    E esbanjar poesia.

    Como vai se explicar
    Vendo o céu clarear, de repente,
    Impunemente?
    Como vai abafar
    Nosso coro a cantar,
    Na sua frente.
    Apesar de você

    Apesar de você
    Amanhã há de ser outro dia.
    Você vai se dar mal, etc e tal,
    La, laiá, la laiá, la laiá…….

    ResponderExcluir
  7. olha, talvez não chegue a ser índole, talvez seja 'apenas educação'... pq algumas excessões (raras) aparecem por aí, né?
    mas a educação é errada, seja nas classes mais altas ou baixas.. e enquanto isso não mudar, nada melhorará!!
    nem os plíticos, nem as pessoas q elegem esses políticos e nem nós..

    valeu, ciça!!
    adorei isso aqui..

    beijão

    ResponderExcluir