segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Antes arte do que tarde.


BEM CABE UMA PROFECIA...

"Já faz tempo pacas
Que eu não vinha aqui cantar no festival
Eu não vou ganhar, quem sabe até eu vou perder ou empatar

Nós não estamos nem aí
Nós queremos é piar
Nós estamos é aqui
E sua mãe onde é que está?

Mande um abraço pra velha
Diga pra ela se tratar

Você pensa que cachaça é água
Mas cachaça é água não
É não

Você pensa que eu estou brincando
Mas brincando eu não estou não
Estou não
Estou não

Imagine um festival
Sem caretas e no sol
Imagine um festival com a sua mãe e o Juvenal"

Ao tempo que o som psicodélico do minimoog e melotron e as pioneiras experiências dos roqueiros da cantareira com lsd anunciavam uma nova era musical a erudição e caretice dos festvais cerrava os juris em uma cortina de ferro para defender o moralismo musical.
Quem diria a herança da liberdade conquistada (ou emancipação rs) sobraria pra nós.

Em 72 o grupo lança “Mutantes e Seus Cometas no País dos Baurets”, que trouxe ainda problemas com a censura na faixa “Cabeludos Patriotas”. Eles são obrigados a trocar o nome da música e a letra (no mesmo álbum encontra-se a clássica “Balada do Louco”). No segundo semestre do mesmo ano lançam “Hoje é o Primeiro Dia do Resto da Sua Vida”. Ainda no mesmo ano (72) participam do último Festival Internacional da Canção, que estava em sua sétima edição, com a música “Mande um Abraço Pra Velha”.
Com vaias exorbitantes o grupo sai do palco com poucas esperanças (apesar de aparentarem hostilidade cada vez maior as questões internas do país) mas haviam plantado raízes sólidas na cultura musical do país e do mundo. A música elétrica dos Mutantes daria lugar decadas depois a um legado imensurável, uma revolução cultural e musical condizente com tempos em que a esperança parece ainda mais distante, a música eletônica.

Bahia here wee goo!

Um comentário:

  1. Realmente o Universo Paralelo está presente em diferentes gerações, mas com muitos ideais relativamente iguais... Liberdade, música e muitos outros aditivos estão presentes também... Loucura, depende do seu ponto de vista... Em festivais de todos os tipos o que vc encontra são idéias de pessoas que se sentem a frente das outras a quem tratamos de simples mortais que nunca entenderão o verdadeiro sentido de liberdade, de festival... Um sonho único que está disposto a viajar por todas as classes e todas as raças... Se desconectar é ótimo, mas também perigoso... Brincadeira e coisa séria...Um pedaço de terra livre de preconceitos e dilemas...Temos que valorizar sempre tudo que é livre, tudo que é do futuro...Festivais sempre são uma forma de mostrar o futuro, o novo, o desconhecido...Pessoas de todos os cantos, unidos pelo mesmo som, pela mesma onda... Onda de drogas? Claro que não! Onda da liberdade... Da vida, amizade e cumplicidade... Todos no mundo deveriam ter um pouco de festival... Um pouco de idéias novas, de ter peito de fazer movimentos novos... Coragem de arriscar, de mostrar que temos voz...
    Esse foi o pensamento de uma pessoa que acredita qe existe muitas outras pessoas que tem o poder de passar o futuro no presente... Viajar e sonhar... Feche o olho e se deixe levar...
    Nossa minha linda terrinha, minha linda BAHIA...Logo logo estarei a te encontrar, para mais um festival que poderemos nos deixar conectar e o futuro mostrar!
    até já...

    ResponderExcluir